Bem vindo ao

Blog BbM
by João Mimoso
os artigos mais pertinentes

Um tópico sobre o qual já ando para escrever há algum tempo, mas que só agora passou para a acção, é a influência que a pílula contraceptiva tem na perda ou ganho de peso. Este tópico já surgiu várias vezes, quer em e-mails quer nas sessões de perguntas e respostas na página, pelo que faz sentido abordá-lo.

 

É sabido que o ambiente hormonal é alterado e que é aliás isso que faz com que não surjam bebezinhos. Como tal, seria de supor que existissem alterações, quer na facilidade em ganhar gordura, quer na dificuldade em perdê-la. Mas será mesmo assim.

 

Sem dúvida que existem relatos de mulheres que ganharam imenso peso quando começaram a tomar a pílula, e outras que perderam ou não ganharam. Como em tudo, existe alguma variabilidade individual. Na literatura encontram-se casos extremos, que ganharam 15 kg ou perderam 10-15 kg.

 

Uma das alterações possíveis é no apetite, e se comerem demais, alterando a dieta normal, ganharão peso, sem sombra de dúvidas. Outra será na retenção de líquidos, que pode dar a ilusão de "engordar".

 

 

 

 

Agora, o que importa reter é:

 

- A pílula não parece afectar o peso ou a capacidade de perder peso, DESDE QUE se faça realmente dieta, com um défice calórico.

 

- Existem relatos empíricos de todo o tipo, desde as mulheres que engordam imenso, até aquelas que mostram zero diferenças nos resultados.

 

- Isto leva a dizer que há uma grande componente individual, mesmo que a investigação diga que, EM MÉDIA, não existem alterações significativas.

 

- Existem imensas pílulas diferentes, pelo que, se uma faz com que apresentem sintomas que possam levar ao ganho de peso ou a comprometer a perda, como aumento do apetite, menor vontade de treinar, irritabilidade e instabilidade emocional, devem recorrer a um médico e falar na possibilidade de mudar de pílula.

 

- Já disse que as mulheres são afectadas de modo diferente? Já, mas importa reforçar que NÓS NÃO SOMOS PESSOAS MÉDIAS e, apesar de as médias revelarem tendências, a individualidade e o modo como vocês próprias reagem é infinitamente mais importante e deve ditar a alteração ou não.

 

- Se alterarem a vossa dieta, é normal que ocorram alterações no vosso peso, seja para cima ou para baixo. A alimentação e actividade física são o factor decisivo, como em tudo o que implique transformação corporal.

 

Conclusão: Gostava de ser mais directo mas não há outra resposta possível que não seja: Estejam atentas aos sintomas e ás vossas próprias alterações na alimentação e actividade física. A investigação diz que não altera, em média, mas cada caso é um caso e isso vem demonstrado nos estudos.

 

João Mimoso


Serviços BbM

Quer saber mais sobre os serviços prestados pela BbM?

Aceda á nossa área de serviços.

Saber mais

Temos o melhor grupo de acompanhamento online privado na maior rede social.
Junte-se á nossa rede social em
Estamos presentes no instagram em
Videos explicativos de como efectuar os exercícios