O stress está presente em todas as horas da nossa vida, e nas horas em que não está nós fazemos para que esteja!
A verdade é que o stress crónico, numa perspectiva de mudança física, pode ser uma dificuldade extra e pode mascarar os resultados que estão a ser alcançados, sendo o cortisol o grande responsável por isto!
A dieta e o exercício físico por si só geram stress, um stress temporário que é necessário parque a mudança se dê, no entanto e como existe a teoria de se um faz bem dois fazem melhor tendemos a abusar de ambos e isso passa a gerar stress crónico, o que se reflecte por níveis de cortisol aumentados constantemente!
E qual o grande problema disto? O cortisol elevado vai provocar entre outras coisas retenção de líquidos “tapando” os resultados quer na balança pois o peso mantém-se ou aumenta, quer no que vemos ao espelho, isto mesmo que estejamos realmente a perder massa gorda e a nossa composição corporal esteja realmente a melhorar!
Esta situação pode ser problemática, por não se ver o número na balança a descer (estigma da balança) e por as expectativas em relação a resultadas ficarem defraudadas!
E com isto normalmente surgem dois ciclos que só podem dar buraco!
No primeiro a pessoa acha que, se não tem resultados tem de intensificar mais o exercício e comer menos o que vai gerar ainda mais stress, ainda mais retenção e resultados continuarão sem aparecer, e com sorte se isto for possível fazer por muito tempo, provavelmente o ciclo termina devido uma lesão...
O segundo a pessoa constantemente restringe ao máximo a alimentação e intensifica ao máximo o exercício, no entanto quando sai do plano aplica o perdido por 100 perdido por 1000 e come este mundo e o outro! Este tipo de atitude, principalmente nas mulheres que são mais pequenas, pode acabar com todo o défice calórico de uma semana parando o processo de perca de gordura, e mesmo que isto não aconteça a culpa após o abuso faz com que a atitude seja voltar a restringir ao máximo, aumentando ao máximo o stress e por conseguinte o cortisol, até ao dia em que se volta comer este mundo e o outro e o ciclo vicioso continua semana após semana.
Ambas as situações são más e o resultado final é a falta de resultados!
A única forma de prevenir que isto aconteça e ir tentando reduzir o stress da forma possível no nosso dia a dia e não querer tudo para ontem, não chegámos onde chegámos do dia para a noite também não vamos alcançar os nossos objectivos do dia para a noite, e no momento em que aceitarmos isso damos um passo gigante na nossa mudança !