Bem vindo ao

Blog BbM
by João Mimoso
os artigos mais pertinentes

Estava a ver uma entrevista de um grande culturista português, na televisão. Ele ganhou prémios atrás de prémios e tem um mérito enorme na carreira que tem. Dou os meus parabéns e tiro-lhe o meu chapéu, porque atravessar a preparação para competir é um esforço enorme e sem dúvida que são atletas extraordinários.

 Seja em que desporto for, chegar a um nível de elite é MUITO difícil, implica imenso esforço e dedicação, e tudo isso é ainda mais duro quando falamos de culturismo, onde apesar de algumas práticas mais ou menos desnecessárias e perigosas, se leva ao extremo a dedicação e o espírito de sacrifício. O foco tem que ser extremos, se querem ser bem sucedidos, e cada detalhe pode fazer a diferença.

 

 Mas este artigo não está relacionado com o esforço necessário para ser culturista de elite. Antes, vem no sentido de apelar à verdade e deixarmos de contar meias verdades às pessoas.

 A entrevista foi boa, com ele a descrever o seu percurso, mas era inevitável que a pergunta surgisse.

Chega aquele momento crítico em que a pergunta surge mesmo:

"Como ficas assim? Tomas suplementação?"

Ele: "Sim, tomo... proteína e BCAA... mas o principal é mesmo a comida"

Olhar para o embaraço claro de quem não diz a verdade toda foi mais ou menos engraçado.

Não tenho nada contra quem toma seja o que for, porque acho que as escolhas e as consequências são de cada um, e até entendo que não possa dizer a verdade. No entanto, andamos a criar falsas esperanças e a dizer ás pessoas que é possível ficar assim com proteína e comida (sim, porque os BCAA acrescentam zero a toda a equação, segundo a investigação), e não admira que o nível de frustração esteja mais alto que nunca.

 As pessoas vivem sendo bombardeadas com falsas promessas e ilusões.

 

 Ele é dinheiro fácil, ele é emagrecer sem esforço, o tenham corpos esculturais e extremamente musculados devido ao CLA ou outro suplemento qualquer, etc.

Apesar de compreender, até certo ponto, porque estão em jogo patrocínios, por exemplo, não deixa de me revoltar que não se diga a verdade e se abra o jogo.

 

 Já tinha visto o mesmo quando um conhecido artista foi entrevistado pelo Rui Unas e jurou a pés juntos que não tomava mais nada para além de suplementos. Se estivermos a falar de "suplementos", já acredito. Disse isto sem se rir, mas basta olhar para ele para saber que não era verdade.

 

 Acho que é tempo de acabarmos com esta charada e de vender banha da cobra a quem quer melhorar a sua aparência. É que, se formos honestos, as pessoas passam a saber que, se quiserem chegar aquele nível, têm que tomar "suplementos" e não apenas proteínas ou BCAA ou qualquer outra coisa que estejam a tentar impingir nas páginas de uma qualquer revista de fitness.

Sempre me bati por uma população mais informada e capaz de tomar melhores decisões. Faz-me confusão que se ganhem BILIÕES de euros por este mundo fora, com base em mentiras e ilusões, e dizer a verdade fará com que isto deixe de acontecer, até certo ponto. Digo que apenas até certo ponto porque, como somos humanos, somos capazes de ser míopes e de ver apenas aquilo que nos interessa ou que queremos ver. Deixamos que as emoções assumam o controlo e mergulhamos de cabeça em decisões de que depois nos podemos arrepender.

 Sei que isto nunca vai acontecer. Nunca vamos ter culturistas e atletas de men´s physique a assumir os seus consumos de esteróides. Nunca vamos ter verdade total neste meio e por isso, vamos continuar a ter pessoas embaraçadas quando dão entrevistas. Algumas já não ficam porque estão imunes a isso, desde que o dinheiro entre, das vendas do próximo suplemento inútil.

 Folgo em ver que este culturista em questão acusou o toque e não se sentiu à vontade com o que disse. Mostra a pessoa que é, no fundo.

 

 Antes que me venham com cantigas, eu já afirmei que o esforço e dedicação dos atletas é extremo e que os admiro imenso pelas suas conquistas pessoais. Sem esta dedicação, todas as substâncias do mundo seriam ineficazes (mais ou menos). No entanto, sem elas, este tipo de físicos seriam impossíveis, e seria bom que as pessoas tomassem consciência disso.

 

Uma última curiosidade: Vão ver como eram os físicos nas décadas até 70-80 e depois comparem com os de hoje. Um culturista naquela era seria hoje um atleta de men´s physique, e mesmo assim não seria bem classificado. O tamanho, a condição física, tudo está diferente e maior. Os métodos são muito diferentes? Não são tanto assim. O resto é.

 

 Compreendo, e falámos disso na entrevista que fiz com o Salgueiro, que se dissessem a verdade toda, poderia ser perigoso para a pessoa média, que se poderia sentir tentada a seguir o mesmo protocolo. Mas mesmo assim, sou a favor da verdade e não de perpetuar a verdade da mentira.

João Mimoso

[social]BodyByMimo[/social]


Serviços BbM

Quer saber mais sobre os serviços prestados pela BbM?

Aceda á nossa área de serviços.

Saber mais

Temos o melhor grupo de acompanhamento online privado na maior rede social.
Junte-se á nossa rede social em
Estamos presentes no instagram em
Videos explicativos de como efectuar os exercícios